top of page

O grupo desenvolve atualmente um projeto guarda-chuva principal e doze sub-projetos correlacionados. O objetivo do projeto principal é avaliar a magnitude da lacuna (gap) existente entre elaboração e implementação da Estratégia Saúde da Família (ESF), a fim de propiciar uma melhor compreensão dos desafios enfrentados pelo implementador municipal, e fomentar sua capacidade de resposta (entendimento e feedback/resposta) na execução da ESF. Estabelecemos correlações analíticas entre dois conceitos-variáveis principais: “capacidades de resposta” (CR) do implementador municipal e “níveis de identificação” (NI) dos atores de linha de frente, na construção do indicador “coeficientes de aproximação” (CA) (Coeficiente de legitimidade): o qual avalia a magnitude da lacuna (gap) ressaltada por distrito/unidade e ator. Trata-se de pesquisa em andamento em Goiânia, a ser estendida para outras três capitais. 

 

São realizadas entrevistas com elaboradores nacionais (DAB/MS) e re-elaboradores/implementadores municipais (nas Secretarias Municipais de Saúde), e aplicados questionários junto a três tipos de atores de linha-de-frente: 1) gestores locais (das unidades básicas de saúde), 2) profissionais de saúde (médicos e enfermeiros e agentes comunitários de saúde), 3) e público alvo (usuários).  Os principais conceitos-variáveis são construídos juntamente com os atores envolvidos no processo, e mediante a correlação dos novos dados coletados com dados secundários.

 

Os indicadores CA e seus sub-indicadores CR e NI revelarão o modo e medida com que a ESF tem sido compreendida e executada pelos atores de linha de frente (NI), como variável associada à capacidade de resposta/feedback (CR) do implementador, resultando em distintas possibilidades de aproximação (CA) entre cada tipo de ator/distrito e unidade com o implementador municipal. Espera-se que CR, NI e CA sejam utilizados para inovar e aprimorar as ferramentas de análise, a compreensão das barreiras envolvidas, potencializando a capacidade de resposta do implementador municipal.

 

Os sub-projetos focam os principais desafios dos distintos atores e burocracias envolvidos em ambos estágios do processo (elaboração e implementação) e consistem atividade de pesquisa de alunos de graduação e mestrado atuantes na pesquisa de campo.

 

Projeto de autoria de Fabiana da Cunha Saddi, aprovado em abril de 2014 pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Goiás (UFG). Registrado no CEP-UFG/CONEP (CAAE: 26584514.3.0000.5083) e no Sistema de Acompanhamento de Projetos (SAP) da UFG (n° 40567).

Research Files

Projeto de Pesquisa (Guarda-chuva)

RESEARCH PROJECT - umbrella research

Sub-Projetos (Alunos-Pesquisadores)

REGISTRO E AUTORIZAÇÃO DO COMITÊ DE ÉTICA - Ethical Research Committee Autorization

Sub-Projeto do Programa Mais Médicos

Projeto de Extensão - Oficinas de Políticas Públicas

bottom of page