top of page

O ENFERMEIRO E A PRÁTICA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ESF: pesquisa de mestrado do PPGSC no Conpeex/20

Ana Paula Mendonça Barros, do PPGSC Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da UFG, apresenta sua pesquisa de mestrado no Conpeex/2016: O enfermeiro e a prática de promoção de saúde na ESF.

A Política Nacional de Promoção da Saúde, publicada em 2006, representa um marco no processo cotidiano de construção do SUS ao retomar o debate sobre os determinantes sociais da saúde estabelecendo uma agenda de ações prioritárias a serem enfrentadas visando promover a qualidade de vida e reduzir a vulnerabilidade e os riscos à saúde. A PNPS vem para provocar mudanças nos modos de organizar, planejar, realizar, analisar e avaliar o trabalho em saúde e traz, em sua essência, a necessidade de estabelecer relação com as demais políticas públicas conquistadas pela população (MALTA, et al, 2016)

No ano em que a PNPS completa sua primeira década, o presente estudo propõe analisar a visão dos Enfermeiros da ESF, conforme suas práticas assistenciais com as diretrizes apresentadas nesta Política, avaliando a efetividade das ações na vivência diária desses profissionais. O desenvolvimento deste estudo proporcionará avaliar como esses profissionais operacionalizam suas ações de promoção da saúde na comunidade, conforme as diretrizes propostas pela PNPS.

Objetivo - Analisar a visão dos Enfermeiros da ESF de Aparecida de Goiânia em relação às práticas e saberes das diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde.

Metodologia - Estudo descritivo-exploratório com abordagem quali-quantitativa, cuja coleta dos dados ocorrerá no período de outubro a novembro de 2016 utilizando questionário estruturado e a realização de entrevista individualizada aos Enfermeiros da ESF do município de Aparecida de Goiânia – GO. A condução de análise dos dados abrange as etapas propostas por BARDIN (2006): pré-análise; exploração do material; tratamento dos resultados, inferência e interpretação. A compilação dos dados constará de tratamento dos resultados obtidos, triangulação dos dados dos questionários e entrevistas e interpretação dos mesmos

Resultados Esperados - O presente estudo visa compreender o contexto dos enfermeiros da ESF em Aparecida de Goiânia/GO conforme suas percepções frente às práticas assistenciais propostas pelas diretrizes da PNPS com o intuito de proporcionar subsídios importantes aos gestores sobre o entendimento desses profissionais acerca da qualidade da assistência prestada à comunidade, através da descrição de suas ações executadas conforme a PNPS, indicando fatores de comprometimento deste profissional à uma assistência promotora de saúde.

Ana Paula Mendonça Barros - Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Mestrado Profissional em Saúde Coletiva/UFG

Cristiane Lemos (Orientadora) - PPGSC-ICB-UFG

Fabiana Saddi (Co-orientadora) - PPGCP-FCS-UFG


Arquivo de Notícias
Notícias por Tag's
Nenhum tag.
bottom of page