top of page

A bacharelanda Ana Karoline Santos (PIVIC, FCS/UFG) apresenta trabalho de Iniciação Científica no CO

A pesquisadora Ana Karoline Costa dos SANTOS, Graduanda em Ciências Sociais Hab. Políticas Públicas, FCS/UFG, inserida no Programa Institucional de Iniciação Científica da UFG, modalidade PIVIC, apresentará amanhã dia 19/10/2016 no CONPEEX-UFG seu trabalho de Iniciação Científica: QUAL O NÍVEL DE IDENTIFICAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE (ACSs) COM O IMPLEMENTADOR MUNICIPAL EM GOIÂNIA?

OBJETIVO - O objetivo deste trabalho de iniciação científica foi construir o conceito-variável “Nível de Identificação (NI)”, aplicado aos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) da Estratégia Saúde da Família (ESF). O conceito-variável NI foi construído com base nos resultados dos questionários aplicados junto aos ACSs em três Distritos Sanitários (DS) (DS Leste, Noroeste e Sudoeste).

METODOLOGIA

Elaborou-se um questionário com perguntas fechadas e abertas, organizado segundo o Perfil dos ACS e confirme quatro tipos de indicadores: 1) Compreensão do ACS sobre o significado da ESF (COMPR), 2) Capacidade Organizacional (CAPORG), 3) Interação da equipe de saúde e desta com o DS (INTEA), 4) Aproximação com a autoridade de saúde municipal (APROP) (Decoster et all, 2013). Resultados das perguntas das seções do questionário são utilizadas na construção do indicador geral NI, a ser formado

mediante agrupação dos quatro sub-indicadores/sub-seções dos questionários (SADDI, 2013) (SADDI e HARRIS et al., 2016). Foram realizadas entrevistas com 72 ACSs, em 3 Distritos Sanitários (DS) de Goiânia. Dados dos questionários foram agrupados por seções do questionário e conforme níveis distintos de respostas (NI Baixo: notas < 5; NI Médio: Notas entre 5 e 7; NI Alto: notas >7) , os quais compreendem distintas tensões entre possibilidades e limites para a execução da ESF pelos ACSs.

Atualmente a aluna-pesquisadora desenvolve seu projeto-trabalho de Conclusão de Curso, aprofundando a mesma temática.

Iniciação Científica inserida em projeto guarda-chuva (PNPD-CAPES de Fabiana C Saddi Ufg): Referência: SADDI, FabianaC.; HARRIS, Matthew J. et al. Qual a legitimidade política da política pública?: Uma análise política do problema da separação na política pública: O caso da atenção Básica à Saúde em Goiânia (projeto piloto). 2016. 2ª Edição. Goiânia: Projeto PNPD-CAPES, Universidade Federal de Goiás, Imperial College London. 46 p. Registrado sob o número 26584514.3.0000.5083 no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Ana Karoline Santos - PIVIC, Bacharelanda FCS/UFG

Fabiana Saddi (orientadora): Professora e pesquisadora PNPD-CAPES, FCS/UFG

Contato: fabianasaddi1@gmail.com


Arquivo de Notícias
Notícias por Tag's
Nenhum tag.
bottom of page